quinta-feira, 28 de junho de 2012

A Origem da Língua Portuguesa


A Língua Portuguesa tem origem do Latim, que faz parte da Itália. E também vivia um povo chamado de Latino. No final do século III antes de Cristo, o exercito de Roma iniciou um processo de romanização.
   Em 218 antes de Cristo, os romanos trouxeram com eles a língua romana popular,que é  o latim vulgar, todas as línguas românicas (que também é conhecidas como "Línguas "neolatinas") descendem. no século II antes de      Cristo, o sul da Lusitânia estava romanizado,a língua ficou  popular com a chegada dos soldados, dos colonos e dos mercadores romanos que construíram cidades romanas normalmente próximo de antigos povoados de outras civilizações. Restaram poucos vestígios das línguas, anteriormente, faladas na região.
   Em 1143 Portugal se tornou independente no reinado de D. Afonso Henriques. Do século XII ao século XIV, a língua portuguesa começou a ser usada de forma generalizada, depois de ganhar popularidade na Península Ibérica.
   A formação e a própria evolução da língua portuguesa contam com um elemento decisivo: o domínio romano, sem desprezar por completo a influência das diversas línguas faladas na região antes do domínio romano sobre o latim vulgar, o latim passou por diversificações, dando origem a dialetos que se denominava romano ( do latim romanice que significava, falar a maneira dos romanos).
  A formação e a própria evolução da língua portuguesa contam com um elemento decisivo: o domínio romano, sem desprezar por completo a influência das diversas línguas faladas na região antes do domínio romano sobre o latim vulgar, o latim passou por diversificações, dando origem a dialetos que se denominava romanço ( do latim romanice que significava, falar a maneira dos romanos).

REVISORES: Frederico e Carlos

Paises da Lingua Portuguesa



   Segundo dados do Censo, há 10 países que tem como o Português  sua língua oficial.
  1 -  Brasil – 190 755 799 milhões de falantes da língua  portuguesa.
  2 -  Moçambique – 20 366 795 milhões de falantes da língua portuguesa.
  3 -  Angola ­– 15 116 000 milhões de falantes da língua portuguesa.
  4 -  Portugal – 10 555 853 milhões de falantes da língua portuguesa.
  5 -  Guine Bissau – 1 520 830 milhão de falantes da língua portuguesa.
  6 -  Timor Leste – 1 066 582 milhão de falantes da língua portuguesa.
  7 -  Guiné Equatorial – 616 459 mil  falantes da língua portuguesa.
  8 -  Macau – 558100 mil  falantes da língua portuguesa.
  9 -   Cabo Verde – 491 575 mil  falantes da língua portuguesa.
  10 - São Tomé e Príncipe – 137 599 mil falantes da língua portuguesa.

   A partir desse Censo, existem 241 milhões de falantes da língua portuguesa.