quarta-feira, 8 de agosto de 2012

A cultura afro-brasileira


      A cultura afro-brasileira é resultado também das influências dos portugueses e indígenas, que se manifestam na música, religião e culinária.

     Essa cultura é muito importante, pois foi ela que começou no tempo colonial do nosso país.O Brasil tem a maior população de origem africana  e, por isso, a cultura da África exerce grande influência, principalmente na região nordeste do Brasil, por causa do fim do ciclo de açúcar no século XX e com a luta dos negros contra a escravidão nessa região .

     A religião mais influente nessa cultura e o Babaguê ,o Batuque , o Cabula, a Ubanda, o Candomblé , e entre outras religiões dessa cultura.Essas religiões afro-brasileiras constituem um fenômeno relativamente recente na história religiosa do Brasil. O Candomblé, a mais tradicional e africana dessas religiões, se originou no Nordeste. Nasceu na Bahia e tem sido sinônimo de tradições religiosas afro-brasileiras em geral. Com raízes africanas, a Umbanda também se popularizou entre os brasileiros. Agrupando práticas de vários credos, entre eles o catolicismo, a Umbanda originou-se no Rio de Janeiro, no início do século 20.

      A arte desse aglomerado de conhecimentos  e o Ala ká africano conhecido como "pano da costa" produzido aqui mesmo no Brasil por tecelãs do terreiro do candomblé.

      O prato mais comido desde os últimos tempos por todos os brasileiros  é a feijoada que a maioria das pessoas gostam e se deliciam com o sabor exótico.Outra grande contribuição da cultura africana se mostra à mesa. Pratos como o vatapá, acarajé, caruru, mungunzá, sarapatel, baba de moça, cocada, bala de coco e muitos outros exemplos são iguarias da cozinha brasileira e admirados em todo o mundo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário